Quem é proprietário de um imóvel se depara com uma dúvida: vender ou alugar um imóvel, qual o melhor negócio?
Muito comum que o cliente procure, com o corretor de imóveis, orientações para tomar essa decisão é nesta hora que tal profissional faz a diferença com o seu conhecimento no mercado atual, quais as vantagens, valorizações atuais entre outros itens que fazem parte desse negocio. Reuniro maior número de dados relevantes sobre o imóvel é essencial.
Averbação de imóvel significa atualizar ou fazer constar na matrícula do cartório de registro de imóveis, alguma mudança ou alteração ocorrida. … Para consultar a situação atual de um imóvel ou saber todo o histórico da propriedade, deve-se solicitar no cartório uma certidão de ônus e inteiro teor, ou matrícula atualizada.
Qual a diferença entre registro e averbação de um imóvel?
O registro indica quem passou a ser o proprietário do imóvel. … A averbação também é um ato administrativo praticado pelo tabelião, mas tem por finalidade inserir na matrícula as alterações ocorridas no bem registrado (imóvel) ou que dizem respeito ao seu titular; pode-se compará-la a uma anotação.
Financiamento bancário é o ato pelo qual pessoa física ou jurídica, por intermédio de um contrato, recebe um aporte financeiro de instituição bancária ou financeira. Seu objeto se baseia na liberação de crédito para os mais diversos fins, a exemplo, financiamento de bens móveis ou imóveis, ou ainda podendo esta ser realizada para financiamento de obras ou reformas.
Assim como o empréstimo bancário, o financiamento também é um contrato entre o cliente e a instituição financeira, mas com destinação específica dos recursos tomados, como, por exemplo, a aquisição de veículo ou de um bem imóvel. Geralmente o financiamento possui algum tipo de garantia, como a alienação fiduciária ou hipoteca.
Diversas são as modalidades, quais podemos citar o Financiamento de veículos; financiamentos habitacional; compra direta ao contribuinte como especifica o Código de Defesa do Consumidor, dentre outras.
Regularização de bens imóveis é requisito para prosseguimento do inventário.
O entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ) é aplicado para manter decisão judicial que concluiu ser indispensável a regularização dos bens imóveis que compõem o acervo de espólio.
Encaminhamento é o ato de remeter um processo com despacho, a outra dependência do órgão, para seguir seu curso normal.
Escritura é um documento que prova um contrato ou ato jurídico firmado na presença de duas testemunhas que, para ter efeito perante terceiros, requer seu registro. A escritura é utilizada para compra e venda imóveis.
As escrituras públicas mais freqüentes, relativas a imóveis, são: de compra e venda; de doação; de permuta (troca); de compra e venda, com pacto adjeto de hipoteca, com intervenção de agentes financeiros.
É o documento fornecido pelo Oficial de Registro de Imóveis e pode ser de Ônus, Quinzenária/Vintenária/Trintenária e Negativa de Propriedade.
A certidão pode ser positiva, quando pesar sobre o imóvel algum tipo de ônus (penhora, hipoteca, usufruto etc) ou negativa, quando não pesar nenhum tipo de ônus sobre o imóvel.